segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A PROPAGANDA NAZISTA

Todos sabem que o nazismo foi, sem dúvida, a mais cruel e horrenda experiencia da história da humanidade. Mas é intrigante o fato de milhões de alemães pacatos, cristãos e ordeiros aceitarem executar tal ideologia. Na busca dessa compreensão, devemos reconhecer o papel da propaganda no desenvolvimento do nazismo.
Durante a década de 20, a Alemanha passou por uma profunda crise econômica e moral no pós guerra. Estrava humilhada pelo tratado de Versalhes, com a economia em frangalhos e ali imperava um profundo sentimento de frustração e de fracasso no espírito de cada cidadão. Foram nessas circunstâncias que ADOLF HITLER e JOSEPH GOEBBELS empregaram suas táticas de propaganda.
             Hitler nasceu na Áustria, perto da fronteira alemã. Filho de funcionário público, incorporou-se (na 1ª guerra mundial) a um regimento alemão em que chegou ao posto de cabo. Durante a guerra foi ferido por duas vezes e por isso condecorado com a cruz de ferro.
            A derrota da Alemanha abalou-o profundamante. Considerava-a resultado não da eficiência dos inimigos, mas da tradição política dentro da própria Alemanha.. O seu livro, MINHA LUTA, publicado em 1925, contém sua filosofia política para o futuro estado nazista.
            Seu nacionalismo era extremado. Opunha-se aos judeus num anti-semitismo cujas origens são difíceis de explicar.Via os judeus como fator de corrupção do povo alemão. Pregava a supremacia da raça ariana e julgavas todas as outras inferiores ou sub raças.
           Hitler considerava a massa um ser irracional, bárbaro e atrasado: "A massa é burra, acrítica e esquecida, e a propaganda deve ajustar-se a isto". Toda propaganda deve ser popular e estabelecer o seu nivel espirtual de acordo com a capacidade de compreensão do mais ignorante dentre aqueles a quem pretende se dirigir. Para dominar as massas, é preciso fazê-lo pela emoção e não pela razão. É o fanatismo e a histeria que as impulsionam. Para HITLER os indivíduos na multidão se tranformam, deixando-se guiar por uma espécie de "alma coletiva", que os faz pensar e agir de um modo completamente diferente do que se estivessem isolados.
           "As multidões nunca se impressionam pelo vigor lógico de um discurso, mas pelas imagens sentimentais que certas palavras e associações de palavras despertam". Comícios em larga escala realizados à noite com produção refinada: iluminação, tochas, músicas de WAGNER, discursos com  gestos exagerados. Hitler era um orador que se contorcia no palanque, cercado de bandeiras gigantescas, enormes batalhões com movimentos coreografados. Chegando sempre atrasado para aumentar a expectativa da platéia, Hitler surgia como um semi-deus, proferindo discursos dramáticos e teatrais. Passava de momentos de tensão contida a explosões de agressividade, criando uma atmosfera histérica.
           O grande mentor intelectual da propaganda alemã foi JOSEPH GOEBBELS. Foi o criador da idéia de que a propaganda deve ser agradável e de que a diversão também pode se transformar em propaganda.
O livro do professor ALCIR LENHARO - "nazismo, o triunfo da vontade" - é uma importante contribuição para o estudo da propaganda nazista. Vejamos: "Hitler considerava que a propaganda deveria ser popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo a levar em conta um nível de compreensão dos mais baixos, por isso deveria se restringir a pouquíssimos pontos, repetidos incessantemente".
O  essencial da propaganda era atingir o coração das grandes massas, compreender seu mundo maniqueísta, representar seus sentimentos: "tudo interessa no jogo da propaganda: mentiras, calúnias... para mentir, que seja uma grande mentira! Nem passará pelas cabeças das pessoas ser possível arquitetar tão profunda falsificação da verdade". A propaganda política cercou o cinema, as artes, música, por todos os lados. Foram produzidos cerca de 1350 longas metragem nos 12 anos de domínio nazista.Comédias, operetas, filmes de costumes, filmes de exaltação aos valores do regime, tais como racismo e xenofobia. A propaganda era a orquestração repetitiva de Goebbels, das imagens e das mensagens que guiavam todo o povo.
   A propaganda nazista foi para o povo alemão como a caixa de Pandora. Pandora foi uma linda mulher feita pelos deuses.A ela foi entregue uma caixa que conteria coisas maravilhosas, mas que nunca deveria ser aberta.Os deuses então enviaram Pandora aos homens. Ela, cheia de curiosidades e querendo dar a eles todas as maravilhas, abriu a caixa. Dela sairam todas as desgraças, doenças, pestes e guerras. A propaganda nazista, através do FÜHRER (líder), prometia um império alemão (reich) que duraria 1000 anos. Prometia a supremacia ecônomica, política e social do povo ariano.TROUXE-LHES A DERROTA E A VERGONHA.

Boa leitura e reflexão para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário